Tottenham 2023/24: O galo que ressurgiu das cinzas como uma fênix
Desde a chegada do treinador australiano Ange Postecoglou, o Tottenham mudou seu estilo de jogar (para uma espécie de tiki-taka mais vertical), fez contratações pontuais - como Maddison, van de Ven, Brennan Johnson, Vicario e Solomon - e deu novas oportunidades para grandes talentos que não vinham sendo aproveitados, vide Udogie, Pape Matar Sarr, Bissouma, e o próprio Son Heung-Min (que não vinha de uma boa temporada 2022/23).

Nesse novo estilo de jogo, um destaque que chama muita atenção é o jovem Udogie, lateral esquerdo que quando o time tem a bola, se junta aos meio campistas Bissouma e Pape Matar Sarr, mas diferentemente desses outros 2, o italiano de 20 anos tem a liberdade de atacar os espaços quando possui a bola, puxar contra-ataques e avançar quando quiser. Os 2 volantes citados também estão numa brilhante campanha. Capacidade muito alta de recuperar a bola, de tomar decisões em poucos segundos, qualidade no passe e noção completa do espaço e do jogo. Meio campistas completos e que estão fazendo a diferença para os Spurs. Também importante destacar o ótimo trabalho defensivo de Cristian Romero e van de Ven, além da qualidade que o coreano Son tem no ataque da equipe.

Mas acima de tudo, junto ao Ange, chegou outro nome essencial ao Tottenham. O que muitos diriam ser o melhor jogador do time atualmente, James Maddison recentemente foi contratado do Leicester City por €46 milhões e tem feito a diferença. É um meia armador, o típico camisa 10 que marca gols, dá assistências, cria chances, articula o jogo, e decide grandes partidas. Contratado para suprir a falta que Harry Kane deixaria na armação das jogadas, Maddison superou as expectativas e facilmente é um dos melhores jogadores do mundo na atual temporada.

O grande trabalho de Ange fica ainda mais evidenciado quando você se lembra de que Harry Kane, o melhor jogador da equipe pelos últimos 8 anos, foi vendido para o Bayern, e mesmo assim os Spurs hoje estão liderando a Premier League e invictos na 9° rodada da competição, algo que não acontecia há muito tempo. Praticando um futebol que lembra o de Pep Guardiola em muitos aspectos, o ex-jogador Gary Neville criticou o técnico dos Spurs por pedir que seus laterais se tornem meio campistas durante o jogo, dizendo que é uma ideia de Pep e que nem todos conseguem repetir. Na resposta, Ange o ironizou: "Eu só copiei o Pep sim, amigo".

A torcida do Tottenham vive uma lua de mel com o genial treinador Ange Postecoglou, já que o clube está nesse ótimo momento graças ao australiano. Já foi feita até uma música para ser cantada nas arquibancadas do Tottenham Hotspur Stadium. Uma paródia de "Angels", de Robbie Williams recebeu o nome de "Ange-Ball", fazendo referência ao dinâmico, bonito e efetivo futebol que o técnico novo dos Spurs implementou na identidade do clube. O próprio Robbie gravou um vídeo cantando a nova versão de sua música, e no final admitiu sua paixão pelo clube londrino.
Vídeo: TNT Sports
Comentários
Postar um comentário